Feed Rss



PROTEÇÃO PARA MUROS COM CONCERTINA: SIMPLES, DUPLA, ELETRIFICADA

publicidade:

Vou iniciar uma série de artigos sobre proteção de muros. Do que adianta investir uma fortuna com a decoração interna e externa da casa sem a devida preocupação com a segurança do seu patrimônio e principalmente da sua família. E esta proteção começa com o muro da sua casa. Casas bonitas chamam a atenção, principalmente daquelas pessoas que se limitam a pular muros para se apropriar indevidamente do que não as pertence. Uma característica dessas pessoas é a busca pelo fácil. Se a sua casa oferece alguma barreira ou dificuldade para a ação da pessoa com certeza ela optará por incomodar o seu vizinho que não teve a mesma preocupação.

Hoje irei falar sobre uma das diversas formas de dificultar a vida dessas pessoas mal intencionadas que é a cerca Concertina. Em alguns lugares a cerca de Concertina é chamada de ouriço ou cerca helicoidal. Ela é instalada através de hastes fixadas ou chumbadas no muro a cada 3-4 metros. As espiras são presas a cabos de aço de 1/8″ ou arame ovalado com alto teor de carbono. O espaçamento padrão entre cada espira é de 25cm. Sua casa vai lembrar os muros de um presídio, mas é exatamente por serem boas opções é que este tipo de cerca é tão utilizada. A concertina tem um bom custo-benefício e grande durabilidade exigindo pouca manutenção. Veja como ficará o muro da sua casa.

As principais vantagens da Concertina Simples é o fato de ser produzida por arame farpado de alta tensão de ruptura repleta de lâminas de aço perfurantes e cortantes. A Concertina simples pode ser pintada em diversas cores e também pode ser eletrificada com uma central eletrificadora de 8.000 volts.

Na foto acima você pode ver a CONCERTINA DUPLA. É mais segura ainda por ser composta de Concertina Clipada, ou seja, elas ficam travadas umas nas outras com clips de aço.

.

Logo acima você está vendo a chamada CONCERTINA FLAT. A diferença é que as duas espirais são travadas lado a lado para que fique paralelo ao muro sem que ultrapasse para fora ou para dentro do muro. Esse tipo torna o muro mais alto. Esteticamente também não fica nada bonito, mas tudo tem seu preço.

Uma forma de esconder um pouco a concertina seria a instalação de uma concertina na cor verde. Elas podem ser compradas com diversas cores. Com a da cor verde você poderia colocar plantas sobre o muro. É possível instalar sobre o muro espaços para plantas como se fossem jardineiras. Outra opção seria o uso de plantas trepadeiras para que possam se enroscar na concertina. Você terá uma concertina mais ou menos camuflada com a vegetação. É claro que neste caso a sua concertina não deve ser do tipo eletrificada.

Logo acima temos uma foto de uma rede laminada que é uma alternativa para a concertina. Esteticamente parece menos feio, lembra menos uma casa de detenção. A Rede Laminada é um tipo de alambrado fabricado com o mesmo fio da Concertina. O arame também é difícil de romper e está repleto de lâminas de aço perfurantes e cortantes. Ela é bem segura já que sua escalada é muito difícil. Cortar esse tipo de rede também é mais trabalhoso que cortar uma concertina simples. Normalmente as pessoas colocam 1 a 2 metros de rede sobre o muro. O seu muro ficará mais alto sem atrapalhar a ventilação. Você também pode tentar plantar vegetação e trepadeiras.

Existem diversas empresas no Brasil que trabalham com concertina. Na internet mesmo você pode até comprar o rolo de concertina que costumam ter 8 metros. Também pude observar que é fácil comprar Kit Concertina Aço Galvanizado, esses kits já possuem as hastes, cabos de aço, concertina, suporte, parafusos, luvas, etc.  Eu sinceramente recomendo que você contrate uma empresa especializada no lugar de tentar instalar por conta própria porque parte da segurança da concertina depende da instalação correta, sem contar que é um trabalho muito perigoso.

Se você tem algum amigo ou parente que mora em casa e está precisando de dicas sobre proteção dos muros, indique este artigo para ele.

Para aprender mais dicas de decoração conheça o Curso de Decoração online a distância (clique aqui). É um curso de decoração para leigos criado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um arquiteto profissional. Se você pretende comprar um imóvel na planta, novo ou usado neste ano, veja o artigo sobre dica de livro sobre imóveis.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.

Compartilhe com seus amigos:

publicidade:

Se você gostou do artigo PROTEÇÃO PARA MUROS COM CONCERTINA: SIMPLES, DUPLA, ELETRIFICADA compartilhe com seus amigos no Orkut, Facebook, Twitter ou envie por email usando uma das opções:

Siga as novidades do nosso site no Twitter:


Cadastre seu e-mail e seja avisado sempre que um novo artigo sobre decoração for publicado aqui.

E-mail:

Comentários

publicidade: