Feed Rss



MADEIRA PLÁSTICA – GUIA COMPLETO PARA INICIANTES

publicidade:

A madeira de plástico ou madeira plástica é uma tendência nas construções ecologicamente corretas que desejam ter o mesmo efeito da madeira mas preferem utilizar materiais que foram reciclados. A madeira plástica já é uma realidade no Brasil. Ela é perfeita para construção de pisos, decks, brises, escadas, esquadrilhas, píeres, cercas e todo tipo de aplicação, até mesmo na construção de móveis a madeira de plástico é um sucesso. A madeira plástica também é conhecida como madeira ecológica, madeira biosintética, madeira sintética e WPC – Wood Plastic Composite (composto de madeira plástica).

O QUE É MADEIRA PLÁSTICA

Madeira plástica é um material usado para diversas finalidades que tenta imitar a madeira, porém com diversas vantagens. A madeira plástica é uma mistura dos mais diversos plásticos (PEAD, PEBD, PP, PS) e fibras naturais. Quando você olha para madeira plástica é como se estivesse olhando para madeira natural, porém tecnicamente existem muitas vantagens, como alta durabilidade, menores custos com manutenções e pode ser reciclado. O melhor de tudo isso é que esta madeira é feita através de materiais recicláveis, evita que plásticos sejam acumulados em Lixões e Aterros. Além disso, contribui de forma direta para com nossas florestas.

EMPRESAS QUE VENDEM MADEIRA PLÁSTICA

A madeira de plástico é produzida com plástico reciclado, normalmente faz uso de resíduos plásticos da indústria. Existe madeira plástica para todas as finalidades. Muitos projetos no Brasil estão usando madeira plástica para aplicações como revestimentos, fachadas e coberturas. Existem outras empresas que você deve pesquisar como a Wisewood, Policog Cogumelo e Ecoblock

PREÇO E CUSTO BENEFÍCIO DA MADEIRA PLÁSTICA

Um exemplo de empresa que comercializa Madeira Plástica é a Ecowood do Rio de Janeiro que vende madeira plástica de 10 x 2,5 cm com comprimento que pode chegar a até 6 metros. O preço dessa madeira plástica é de R$ 109,00 por cada metro cúbico de madeira. No site da empresa Wisewood existe uma tabela que mostra a comparação de custos e benefícios com a manutenção de madeira plástica e madeira natural clique aqui

ONDE A MADEIRA PLÁSTICA PODE SER APLICADA

  • Madeira plástica para Decks de piscinas de residências, clubes, condomínios.
  • Madeira plástica para saunas, duchas, spas e ôfuros.
  • Madeira plástica para pisos fixos ou removíveis em geral.
  • Madeira plástica para revestimento para áreas molhadas e coberturas.
  • Madeira plástica para revestimentos de paredes internas e externas.
  • Madeira plástica em degraus e revestimentos de degraus.
  • Madeira plástica como revestimentos de colunas e vigas.
  • Madeira plástica como revestimentos em paredes externas de residências, lojas e edifícios.
  • Madeira plástica para circulações de áreas comuns, circulações e acessos.
  • Madeira plástica para rampas para acessibilidade em residências, espaços públicos e corporativos.
  • Madeira plástica para piso de varandas e sacadas de residências, lojas e bares.
  • Madeira plástica para Belvederes e plateaus.
  • Madeira plástica como revestimento de bancos residenciais, públicos ou corporativos.
  • Madeira plástica em Lambris, frontispícios, borders e rodapés.
  • Madeira plástica em piso para áreas de show, demonstração, exposição e stands.
  • Madeira plástica como trilhas em parques e passeios públicos.
  • Madeira plástica como pisos de áreas de shopping e circulações em geral.
  • Madeira plástica em paisagismo, contenção de jardins, revestimentos de muros, cachepots e peças especiais.
  • Madeira plástica em paredes vivas e paredes para hortas residenciais.
  • Madeira plástica em projetos, desenvolvimentos, produtos e design.
  • Madeira plástica em piers, marinas, convés e decks de barcos, veleiros e lanchas.

A grande vantagem da madeira plástica em todas estas aplicações em relação a madeira de verdade, além da questão ecológica, é a durabilidade. A madeira se desgasta com o tempo, sofre com a ação de cupins, fungos, bactérias. A madeira também é prejudicada com as ações do clima, umidade, etc.

COMO A MADEIRA PLÁSTICA É PRODUZIDA

A madeira plástica também é conhecida por muitos como Madeira Sintética. Sua produção envolve um processo industrial que necessita de uso de uma tecnologia especial e sofisticada. A produção deste tipo de madeira ecologicamente correta faz uso de matéria-prima de origens naturais ou recicláveis, como resíduos plásticos industriais diversos e fibras vegetais variadas. Estes produtos são misturados para a formação de peças que sugerem decorativamente e podem substituir a madeira natural com muitas vantagens. Nos EUA e em outros países a madeira plástica é conhecida como Wood Plastic Composite pois nada mais é do que um composto que usa madeira e plástico.

VANTAGENS DA MADEIRA DE PLÁSTICO

Uma das principais vantagens da madeira plástica é ser resistente à corrosão e isto a torna mais vantajosa de utilizar o ferro em algumas aplicações. A madeira plástica não absorve umidade e por este motivo ela não encharca e não dilata como acontece com a madeira. Ela também tem boa resistência a muitos produtos químicos como o cloro e solventes e permite limpeza com água e sabão ou detergente industrial ou doméstico sem comprometer sua qualidade. Ao contrário da madeira natural, a madeira plástica pode ser totalmente esterilizada com produtos químicos e ainda tem a vantagem de não possuir as porosidades da madeira que ficam repletas de microorganismos e umidade. A madeira plástica tem boa resistência ao sol. Você pode usar produtos na madeira plástica como produtos anti chamas e diversos tipos de proteção ultravioletas para aumentar sua durabilidade no sol.

Chuva e umidade nunca será problema. Isto permite até que a madeira plástica seja enterrada. A madeira de plástico não tem problema de mofos e fungos, insetos (como os cupins) e outros animais roedores e aves. Sabe os problemas que as farpas da madeira podem provocar? A madeira plástica não tem farmas e não sofre fratura, abrasão ou envelhecimento, não racha nem quando lhe são inseridas fixações, como pregos ou ainda cunhas, pois não apresenta a orientação de fibras que possui a madeira. Algumas empresas que produzem madeira plástica são capazes de produzir placas que tem a densidade semelhante ao Ipê que é uma madeira muito utilizada no Brasil.

FOTOS DE MADEIRA PLÁSTICA

Veja algumas fotos de como fica a aplicação de produtos da empresa Ecowood.

FÁBRICA DE MADEIRA PLÁSTICA

Veja neste vídeo como funciona uma fábrica de madeira plástica no Brasil.

COMO USAR MADEIRA PLÁSTICA

No site da Wisewood existe uma ótima apostila que ensina passo a passo como trabalhar com madeira plástica. Você vai aprender como fazer montagem de madeira plástica, como topejar, como fazer corte em madeira plástica, como furar madeira plástica, como pregar madeira plástica, como usar parafuso em madeira plástica, como colocar madeira plástica. Para acessar a apostila de madeira plástica clique aqui

Para aprender mais dicas de decoração conheça o Curso de Decoração online a distância (clique aqui). É um curso de decoração para leigos criado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um arquiteto profissional. Se você pretende comprar um imóvel na planta, novo ou usado neste ano, veja o artigo sobre dica de livro sobre imóveis.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.

Compartilhe com seus amigos:

publicidade:

Se você gostou do artigo MADEIRA PLÁSTICA – GUIA COMPLETO PARA INICIANTES compartilhe com seus amigos no Orkut, Facebook, Twitter ou envie por email usando uma das opções:

Siga as novidades do nosso site no Twitter:


Cadastre seu e-mail e seja avisado sempre que um novo artigo sobre decoração for publicado aqui.

E-mail:

Comentários sobre “MADEIRA PLÁSTICA – GUIA COMPLETO PARA INICIANTES”

  1. Barrocarte disse:

    Nossa, muito legal seu post! Realmente, a madeira plástica é hoje uma alternativa maravilhosa, tanto pela economia, quanto pela sua duração e respeiro ao meio ambiente! Acho que essa idéia deva ser cada vez mais divulgada, com certeza.

  2. Newtom disse:

    otimo,a madeira plástica é o resumo de ecologia.È o futuro batendo em nossas porta.É o lixo tomando um rumo certo no país.

  3. sila disse:

    Preciso cobrir 160 m² e gostaria que fosse com piso imitando madeira. Não sei onde encontrar, como colocar e o preço que ficaria. Podem me ajudar? Sila

  4. daniel da silva araujo disse:

    “Boa Noite!!! VC fazem madeiras que possa substituir a ripa,ripão e linha p/ telhados???? Acho o trabalho de vcs maravilhoso!!!!!!boa sorte a todoss!!!!

  5. cesar disse:

    boa noite! gostaria de saber se posso utilizar como colunas para uma casa com telhado colonial de apenas um pavimento

  6. Francisco disse:

    quantas tabuas vem em um metro cubico sendo esta de 3 metros por 0,30 centímetro por 2,5 cm de espessura

  7. Fabiano disse:

    O preço de 109,00 para cada metro cúbico está errado, deve ter se confundido com o m2.

  8. RINALDO FILHO disse:

    Gostaria saber o preço do metro cubico de madeira plastica e quantas peças vem um um metro cubico.
    Quais as medidas das peças.
    Necessito de peças com 4,00m x 0,14m x 0,025m

  9. Roberto disse:

    Gostaria de saber onde comprar no ABC Paulista ou em São Paulo

  10. alex disse:

    quanta tabuas vem em um metro cubico sendo esta de 3mt p/0,30cm p/ 2,5cm de espessura.

  11. Allpex disse:

    Exatamente fabiano, o metro cubico custa mais ou menos (dependendo do fabricante) 5000 reais, o metro quadrado sim custa ao redor de 120 a 140 reais.
    abs

  12. walace disse:

    Olá, boa tarde queria ter um contato pra poder conhecer mais esse produto e representar o mesmo no meu estado.(espirito santo)

  13. Eduardo disse:

    Pessoal, preciso do retorno de vocês com urgência, gostaria de saber sobre a temperatura desta madeira quando exposta ao sol e outra, se posso usar essa madeira para a construção de caixas para meliponídeos (abelhas meliponíneas (abelhas indígenas sem ferrão)), já que nos meliponídeos usam-se muita madeira, eu queria construir com essa madeira. Espero o Feed Back!

  14. celia disse:

    Olá pessoal, gostaria de saber se é possível abrir uma representação na minha cidade (Divinópolis-MG). Amo o trabalho de vocês, inclusive minha monografia foi sobre este tema. Aguardo uma resposta.

  15. Fabio disse:

    Bom dia, Vou fazer um deck medindo 5 x 4, gostaria de saber quantas tabias serão usadas, como o deck será elevado, gostaria de saber se vcs tem ripa e ripão pra base dele, por favor aguardo custo.

    Fabio

  16. Roberta disse:

    Gostaria de saber se a madeira plástica pode ficar arranhada com cadeiras e mesas de ferro.

  17. Itamar disse:

    Estou precisando de certa quantidade de tabua plastica e não sei onde conseguir. Moro em Angra dos Reis e gostaria de saber o revendedor mais proximo.
    saudações.

  18. Eloa disse:

    Gostaria de saber se esta madeira plastica pode ser usada como assoalho residencial (interno )acho que substituiria muito mbem qq outro t ipo de material. saudações.

  19. Edson disse:

    Gostaria de saber como fazer manutanção neste tipo de madeira, visto que ela pode riscar e ficar esbranquiçada com o tempo. Deixando de aparentar-se como madeira.
    Obrigado desde já.

  20. Glaucia disse:

    gostaria de saber onde posso aprender colocar piso de madeira(laminados) tenho uma marcenaria e gostaria de expandir meu negocio

  21. gilberto disse:

    Com essa madeira plastica daria para construir casa com alicerce de alvenaria?Ja foram construidas algumas assim?Se sim,quanto ficaria uma casa com 100m2? Obrigada.

  22. Roberto disse:

    bom dia achei interesante mas o metro cubico dela na faixa de R$5000 esta muito caro ou melhor esta além da relaidade da madeira de manejo florestal poi um exemplo e madeira ipê que e uma madeira nobre o metro cubico esta entre R$ 1900,00 a R$2300,00 o metro cubico sem falar outras especies mas em conta .

  23. CLENIO disse:

    ONDE POSSO COMPRAR ESTA MADEIRA?

  24. francisco disse:

    Quantas tábuas vem em um m cúbico sendo esta de 3 m por 0,30 cm por 2,5 cm de espessura?

  25. edson disse:

    tenho um caminhão q tem uma porta roll up no baú,gostaria de usar esta madeira plastica no lugar,por achar ela bem mais leve.preciso saber se vcs tem peças de 2,25×0,25×0,20 ,peso de cada peça,durabilidade,valor,etc.obrigado pela atenção.edson

  26. rui disse:

    quero forrar o fundo do meu caminhao ele tem 2.5 metros por 8,25 metros quanto fica isto. a espessura da tabua pode 2,5 ou 3 cm por 15 cm largura e comprimento de 3 ou 4,5 metros mande tel para contato obrigado rui

  27. rui disse:

    quanto fica o metro quadrado.

Comentários

publicidade: