Neste artigo você vai aprender como decorar a sua casa pequena de forma simples, bonita e sem gastar muito dinheiro. Você já deve ter percebido que as revistas especializadas em decoração costumam mostrar ambientes de corados em verdadeiras mansões, são casas que poucos brasileiros tem condições de comprar. Por isto, aqueles móveis, aquele estilo de decoração que você viu na revista, não vai funcionar na decoração de uma casa pequena ou de um apartamento pequeno. Vamos a algumas dicas valiosas sobre:
Móveis planejados em casas pequenas
Os móveis planejados para sala, quarto e cozinha é a melhor forma de aproveitar cada centímetro da sua casa pequena. O problema é que este tipo de móvel ainda é muito caro no Brasil. As lojas que vendem móveis planejados normalmente já fazem o projeto depois de fazer uma visita para medições na sua casa. É necessário pesquisar muito para encontrar uma loja de móveis planejados que possa resolver seu problema com um bom custo / benefício. Outra solução seria contratar um arquiteto para fazer o projeto dos móveis planejados e com o projeto em mãos fazer uma boa pesquisa e orçamento de preço com marceneiros que trabalham com este tipo de móvel na sua cidade. Existem marceneiros que fazem o móvel sem precisar de projeto de designer de interiores, neste caso é bom dar uma olhada nos trabalhos que ele já fez.
Móveis com duas funções
Já que o espaço é pequeno nada melhor do que investir um pouco mais e comprar ou mandar fazer móveis que possuem duas funções. O sofá que pode se transformar em cama (sofá-cama) pode deixar um dos quartos mais confortáveis. Imagine o caso de uma casa onde duas crianças precisam dormir no mesmo quarto. No lugar de colocar duas camas em um quarto pequeno uma opção pode ser colocar uma cama e um sofá cama no quarto, ou então apenas uma cama e o sofá da sala se transforma em uma cama. Veja como escolher o melhor sofá cama. Para o quarto outra grande opção são as bicamas e as beliches. Inclusive já temos um artigo onde falamos sobre decoração de quarto de criança com beliche
Sala de Estar pequena
Uma dica é não exagerar no tamanho do sofá. Por favor, não caia na tentação de comprar um sofá enorme ou um sofá de 3 e outro de 2 lugares para colocar em uma sala pequena de apartamento. No caso de salas de apartamentos que normalmente são em “L” junto com a sala de jantar ficam boas com um sofá de 2 ou 3 lugares e no máximo uma poltrona. Caso você receba um número grande de visitantes basta usar as cadeiras da mesa de jantar. De preferência para sofá com a parte inferior vazada, isto a impressão de mais espaço. Evite mesas de centro pois elas são um verdadeiro perigo em salas pequenas, só servem para gerar acidentes. Utilize uma televisão LCD com suporte de parede, com isso você economia o espaço do rack que nem precisa existir para poupar espaço na sala. O uso de espelhos na sala de estar e na sala de jantar faz as pessoas terem a impressão que o ambiente é maior. Na hora de pintar as paredes e escolher a cor dos móveis prefira os brancos ou de cor clara, salas pequenas com muito branco parecem ser maiores do que salas pequenas com móveis escuros. Cuidado com a escolha das cortinas. Aquelas cortinas mais volumosas fazem sua sala parecer muito pequena pois realmente tiram espaço da sala.
Sala de jantar pequena
Esqueça as mesas retangulares para 6 pessoas em sala de jantar pequena. Uma boa opção seria o uso de uma mesa redonda ou uma mesa triangular, sim existem mesas triangulares para 3 e até 6 pessoas. Se você vai fazer móveis planejados veja a possibilidade de mandar fazer uma mesa de jantar embutida. Se você tem cozinha americana então a decoração da cozinha precisa estar em sintonia com a decoração da sala de jantar, isto torna o espaço mais amplo. Na hora de decorar as paredes da sala de jantar, evite quadros, objetos volumosos. Você pode usar adesivos de parede, existem muitos adesivos para decoração de paredes de salas de estar e jantar, use e abuse deles.
Quarto de casal pequeno
Os quartos de casais estão cada vez mais pequenos. Por isto tome cuidado na hora de comprar a cama. Minha dica é comprar uma cama box sem nenhuma cabeceira. As cabeceiras não tem utilidade prática e podem roubar 5 a 10 cm do seu quarto que são preciosos. No lugar da cabeceira utilize uma placa de MDF na parede. Outra sugestão é utilizar adesivo de parede. Existem lindos adesivos de parede que servem como cabeceira de cama. E eles podem ser comprados na Internet, veja mais no artigo: adesivos de parede para quarto de casal. Evite comprar rack para por TV, eles também ocupam espaço precioso que seria melhor aproveitar comprando uma cama grande. A TV pode ser uma LCD, e por falar nisso, quarto pequeno não precsa de tv LCD de 42 polegadas ou mais, com 32 polegadas você já estará satisfeito.
olá, o meu quarto e muito pequeno, e tenho muitas coisas no meu guarda-roupa. queria saber se fica bom fazer um armario em cima da cabeceira da cama.
Tentei construir uma cozinha nos fundos da minha casa mas não deu certo, ficou um comodo comprido mas com uma largura de 2,20 e escureceu muito, como melhorar isso??
Olá,minha sala è pequena e o meu sofá é vermelho q cor devo pintar a parede? e minha estante é escura qual cor escolho para o tapete e cortina?
minha sala tem 3,50 por 6,00,e 4 portas como faço para por um sofa modulado de canto?
vai ficar muito lindo se vc pintar de branco se vc pintar de uma cor mais forte vai ficar muito chequei falo
Me ajudem moro em uma casa de 1 quarto e tenho 2 filhos ,socorro.
olã meu nome e sabrina tenho uma cozinha muito pequena não cabe nem uma mesa como faco para decora-la.preciso de dicas urgentes
ola boa tarde
a minha sala tem formato de retangulo, como faço para aproveitar os espaço dela, e o meu sofa e vermelho teria alguma dicar de que co poderia pintar as paredes.
ola, gostaria de sujestoes para decorar minha sala, ela mede 5
m por 3,90 sendo a porta de entrada de 2m e duas portas na lateral aberta pra cozinha e quartos no final da sala, do lado esquerdo da sala tenho um barzinho, vazado pra cozinha na cor marfim como se fosse um passa pratos, preciso de sujestoes para decorar a sala. obrigado…..
Olá!
Preciso de ajuda urgente. Meu quarto é 4 por 4. Meu guarda-roupa toma toda a parede de um dos lados do quarto. na outra parede uma janela bem grande. Como faço para decorar com pouca coisa e q deixe espaço para eu pode circular no quarto sem tropeçar nas coisas. Desejo colocar uma TV.
olá!!!
comprei uma casa agora ,mas é pequena,gostaria que meu quarto de casal tivesse guarda-roupa embutido e com banheiro,mas quero uma coisa simples.vc tem uma ideia do que posso fazer para aproveitar o pouco espaço e sobrar um pouco de espaço?
obrigada pela atenção!
Olá, meu quarto de casal é pequeno em uma parede o armário na outra uma janela, e em outra a porta, então não dá p por a TV de frente p cama onde devo por?
Me ajudem!
Obrigada,
Lee
minha sala é muito pequena, coloque blindex fumê e porta de madeira. escureceu demais. O que posso fazer para ter iluminação natural. Tijolo de vidro seria uma boa opção?
Olá. Gostaria de ter a vossa opinião pq terei de utilizar o hall de entrada, com 11 m2, como sala de estar/refeições. Têm algumas dicas que possa usar? Obrigada
Olá, como faço pra decorar a minha sala que mede 6m x 3,5m, ainda tem uma escada, quero uma mesa de jantar perto da escada.A porta da sala tem 2m que da pra varanda, queria um rack com painel pra tv,( desses bem baixinho)mais a parede que sobra e muito peqena, ficaria feio se eu colocar o sofá de costa pra porta, pra usar a parede de frente?? Brigadinha.
olá minha sala e no formato retangulo eu sofa e de canto e tenho4 portas na sala e 2 janelas como faço para decora-la me ajude!!!!
Olá minha cosinha tem 4x 4 sendo que eu uma parede tem uma janela de frente para pia,e porta e em outra outra porta que da para sala e em outra um corrredor que da para os quartos não sei o que fazer para fazer um armario planejado.
Olá! gostaria de sugestões para decorar minha sala que mede, 3.65 x 2,36, uma porta de 0,90cm + porta fixa de 0,30 (canto direito), duas janelas medindo 0,35×1,00, ao entrar a passagem para quartos e cozinha de 1metro no canto esquerdo. Grata
Minha casa é muito grande . Tenho uma sala que tem duas janelas l.aterais que dá de frente para um jardim de inverno, outra janela bem grande que dá para a rua , tem umas porta de entrada, 2 portas de quartos e ujma porta que sai para a cozinha, veja só… como é dificil decorá-la.
Olá minha sala é pequena e eu pintei uma parede de rosa açai e tenho um rack pequeno a cor é tabaco com maple a cortina é marrom que cor de sofa tem que ser e o tapete da sala tambem gostaria de saber que cor tem que ser….Obrigada
minha e pequena.qual sofa devo comprar?quais as cores que devo usar para a sala pala parecer maior? e os tapetes…obrigada
minha sala e pequena.qual sofa devo comprar?quais as cores que devo usar para pintar as paredes da sala para parecer maior? e os tapetes, quais cores e modelo devo usar.obrigada
minha sala de estar e pequena meus moveis sao brancos,que tom de cortina e tapete devo usar,tenho pessas de decoracao em vidro transparentes e vidros brancos devo usalos,como deve ser essa conjucao desses objetos,obrigado.
ola,tenho uma duvida que tem me deixa de cabelo em pe,aluguei recentimente uma casa ,a sala e quadrada e tem quatro portas,uma para o querto do meu filho,outra pera o quato de casal,outra da para um corredor e eouta pra varanda,
A minha sala tem dois pilares redondos dentro o que perurba na arrumação e depois não é muito grande. O que faço para decorá-la melhor?
Ola…
minha casa é super pequena,entao ganhei espaco,fazendo a parede maior toda em vidro,decorei o muro comvarias plantinhas ficou uma paisagem muito bonita.
bj a todos.
Olá! Gostaria nque vocês me orientasse como devo organizar minha casa, pois o espaço é muito pouco e tenho muita coisa. O banheiro é muito pequenoe gostaria de usar um balcão e um box. Me ajudem por favor!
Oi….
Minha casa é muito pequena e nova, vivo com meu filhote de apenas 9 meses e meu marido, a casa tem apenas 1 quarto, e temos muita coisa dentro que dificulta a circulação, a cama é grande , o guarda fatos também e ainda o berço do meu filho. consigi organizar a cozinha mas não tem nenhuma mesa, como posso decorar a minha sala? e o quarto como torna lo um pouco espasoso? não sei o que faço.
melhores cumprimentos a todos.
posso texturizar uma so parede de minha sala?
posso usar cores variadas em qualquer ambiente de minha casa? tipo: na cozinha uma cor na sala outra? posso?
nossa queria fazer uma obra aqui em casa e queria dicas de decoraçao para me inspirar
este blogger ajudou bastante
olá…
o quarto das minhas filhas é pequeno tem 3.50m na altura comprei um beliche agora gostaria de mudar mas continuar a usar o beliche desmontar talvez será que me podiam dar uma ajuda agradecia .
muito obrigadabjs
Boa noite, minha sala tem 11 metros no total, será que da para fazer uma sala de esta e jantar juntas? Por favor me de uma sujestão adoraria ter a duas coisa já que meu apa é um ovo.
Meu quarto e pequeno tem um banheiro atrapalha colocar a cama e guarda roupa de 6 portas e uma caminha de menina de 2 anos. Gostaria de uma ajuda como decorar e ter um espaço p/ circular
oi eu queria fazer do meu quarto uma casa ele é pequeno porque tem um guardaroupa enorme e uma cama de casal então eu só tenho televisão um raquee eu queria dica de mais coisa s que eu poderia ultilizar no quarto quero deixar bem organizado para receber visitas espero que me ajude
oi minha sala tem 4,5 x 4m gostaria que me mandasse umas dicas pra eu no msm ambiente colocar uma mesa e fazer uma mini sala de jantar. obrigada