Feed Rss



COMPRAR PARA-RAIO É OBRIGATÓRIO

publicidade:

Existem diversas cidades do Brasil que possuem leis onde a compra e a instalação de para-raios é obrigatória. É o caso de quem mora em São Paulo. Uma lei determina todas as construções com mais de um andar possuam um para-raio instalado. E nem todo mundo sabe que existe uma recomendação para que todas as residências tenham um sistema de para-raios.

Na verdade o ideal mesmo é que todas as casas e prédios possuam um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas que também é conhecido como SPDA. Você já deve saber que o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. E para piorar a situação o INPE identificou aumento de 18% no número de raios nos últimos 10 anos. E quem mora nos estados da região Sudeste deve se preocupar ainda mais pois são nestes estados onde ocorrem a maioria dos raios.

É durante o verão que a maioria dos raios acabam caindo sobre casas e prédios. Não adianta ter apenas o para-raio, você precisa fazer a manutenção do para-raio para que ele esteja funcionando corretamente pois do contrário o equipamento pode oferecer riscos no lugar de oferecer segurança.

Existem para-raios de diversos portes e com diversas tecnologias. Dependendo do prédio e ou da casa existe um para-raio específico ou uma configuração de para-raios mais apropriada. Por isto é importante contratar uma empresa especializada que possa fazer um estudo da sua casa ou do seu prédio com o objetivo de elaborar o projeto do para-raio.

Fique atento para a norma que regula os para-raios no Brasil. Ela se chama NBR 5419/01. Prédios novos costumam seguir as normas, mas prédios antigos normalmente fazem uso de cabos de aço de padrão inferior ao determinado nas normas atuais. Se você mora em casa com 2 andares ou em regiões elevadas da cidade reflita na possibilidade de mandar instalar um para-raio na sua casa.  Mesmo que não existam leis no seu estado ou município sobre o uso de para-raios o fato de morar em um país recordistas em raios como o Brasil o seu uso acaba sendo obrigatório.

Para aprender mais dicas de decoração conheça o Curso de Decoração online a distância (clique aqui). É um curso de decoração para leigos criado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um arquiteto profissional. Se você pretende comprar um imóvel na planta, novo ou usado neste ano, veja o artigo sobre dica de livro sobre imóveis.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.

Compartilhe com seus amigos:

publicidade:

Se você gostou do artigo COMPRAR PARA-RAIO É OBRIGATÓRIO compartilhe com seus amigos no Orkut, Facebook, Twitter ou envie por email usando uma das opções:

Siga as novidades do nosso site no Twitter:


Cadastre seu e-mail e seja avisado sempre que um novo artigo sobre decoração for publicado aqui.

E-mail:

Comentários

publicidade: