Feed Rss



COMO REFORMAR APARTAMENTO PEQUENO

publicidade:

Vamos apresentar aqui algumas dicas importantes para quem está pensando em reformar um apartamento pequeno. Veja alguns passos que você deve seguir para evitar dores de cabeça e para que o projeto da reforma aconteça com sucesso.

PASSO 1 – O primeiro passo de todos é verificar junto ao síndico do prédio se existem regras do condomínio sobre a realização de obras. Basicamente duas coisas são importantes. A questão dos horários da obra. Logo na primeira etapa da obra quando ocorre a demolição de paredes ou retirada de piso a reforma é muito barulhenta e de uma forma ou de outra vai produzir transtornos para os vizinhos. Veja que horário isso pode ser feito e quebre tudo que for necessário no menor tempo possível. Se for o caso contrate mais ajudantes para que essa fase barulhenta da demolição seja feita em poucos dias. Outra questão que deve ser vista é como será feita a retirada do entulho do apartamento. Verifique com o síndico se existe algum local no condomínio para guardar azulejos e outros materiais que você vai comprar durante a reforma.

PASSO 2 – Depois desta consulta ao síndico verifique onde você vai ficar durante a reforma. Não tente ficar morando dentro de um apartamento que está sendo reformado principalmente se você tem filhos. Passe um tempo na casa dos seus pais, irmãos, ou negocie o aluguel de uma casa, apartamento ou flat por temporada. Todo mundo que tenta fazer reforma sem sair do apartamento se arrepende.

PASSO 3 – Uma reforma envolve a participação de diversos profissionais e a pior coisa que pode acontecer é você contratar algum profissional incapacitado, incompetente ou problemático. Ele pode fazer sua reforma atrasar, ele pode gerar prejuízo como a necessidade de fazer tudo novamente, pode desperdiçar material e gerar outros problemas. Ai entra a maior vantagem de contar com a ajuda de um arquiteto ou um design de interiores. Normalmente eles conhecem bons profissionais em diversas áreas e por isto só irão indicar bons pedreiros, bons pintores, bons eletricistas, etc. Um bom arquiteto depende da qualidade da mão de obra que vai executar o projeto.

PASSO 4 – Se você contratou um arquiteto se esforce ao máximo para conseguir transmitir de forma clara aquilo que você deseja. Não tente fazer isto com palavras, normalmente o leigo tem enorme dificuldade de dizer o que deseja através de palavras. O ideal seria você localizar fotos na Internet de ambientes decorados e projetados para mostrar para o arquiteto. Você precisa transmitir para ele aquilo que você deseja no seu ambiente. E fotos de revistas e fotos encontradas na internet é a melhor forma de fazer isto. Muitos arquitetos possuem fotos de trabalhos que já foram realizados por ele. Não deixe de conferir este material.

PASSO 5 – Toda reforma ou obra é composta pelas seguintes etapas demolição, infraestrutura, reconstrução, piso e revestimentos de parede, medição da marcenaria e outros projetos sobre medida, primeira demão de tinta e acabamento final com a pintura do apartamento. Você precisa organizar um cronograma. As primeiras etapas da reforma são mais rápidas, as últimas são mais demoradas pois dependem de marceneiros, de projeto da cozinha planejada, dos móveis planejados de quartos, sala, etc.

Para aprender mais dicas de decoração conheça o Curso de Decoração online a distância (clique aqui). É um curso de decoração para leigos criado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um arquiteto profissional. Se você pretende comprar um imóvel na planta, novo ou usado neste ano, veja o artigo sobre dica de livro sobre imóveis.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.

Compartilhe com seus amigos:

publicidade:

Se você gostou do artigo COMO REFORMAR APARTAMENTO PEQUENO compartilhe com seus amigos no Orkut, Facebook, Twitter ou envie por email usando uma das opções:

Siga as novidades do nosso site no Twitter:


Cadastre seu e-mail e seja avisado sempre que um novo artigo sobre decoração for publicado aqui.

E-mail:

Comentários sobre “COMO REFORMAR APARTAMENTO PEQUENO”

  1. Telma disse:

    tenho um apartamento bem pequeno e queria modificálo mas não sei como pois acho ele muito pequeno quero deix´-lo bem aconchegante nele tem 2 quartos 3×3 1 sala 3×3 1 cozinha 2×1 e uma lavanderia de 0,50 x 0,50 o banheiro é 2×2 o que devo fazer e como???
    Obrigada
    Telma

  2. claudia disse:

    tenho um apto. pequeno de mais ou menos 42m. de 01 dorm.gostaria de transformar em 2dorms. mais não sei como começar.Que devo fazer??
    Obrigada.
    Claudia

  3. SONIA disse:

    Tenho um apartamento com 02 quartos e gostaria de fazer um terceiro numa sala que tem espaço 3,70 por 4,50 e nela existe ate a janela para este quarto reversível. Sera que fica bom? Como devo começar?
    Muito obrigada!

    Sonia.

  4. Cinthia disse:

    Olá,
    O meu apartamento fica pronto em Fevereiro, mas já estou pensando na reforma que preciso fazer. Como todo sabem Apartamento novo é entregue sem nada, precisamos fazer o acabamento. Eu não tenho nem ideia do que preciso fazer, mas imagino que tudo, gostaria de uma dicas de como começar essa reforma.
    Obrigada
    Att
    Cinthia

  5. Angela disse:

    Tenho um apt 77m e possui 3 dormitorios, sendo um dele maior e gostaria de dividir ou criar um espaço para estudo ou uma sala de artes. Sendo que a sala é bem comprida…nao sei como criar esse novo ambiente.
    obrigada
    Angela

Comentários

publicidade: