Feed Rss



COMO CRIAR HORTA DE TEMPEROS EM APARTAMENTO

publicidade:

Você pode criar uma pequena horta de temperos na sua cozinha ou na varanda do seu apartamento com pouco trabalho. Você não precisa dos temperos industrializados, eles possuem conservantes e os vegetais possuem agrotóxicos. Não é possível mentar uma vida saudável sem o cuidado com a alimentação. Sua cozinha ficará linda com os temperos vivos a sua disposição, cultivados por você mesma.

Muita gente não tem horta de temperos porque acredita que é difícil montar e manter, isto não é verdade. Muitos temperos podem ser plantados em vasos, sementeiras e floreiras. O primeiro passo é escolher onde plantar. Você pode comprar jarros ou até utilizar garrafas PET, potes de sorvete, etc.

exemplo de horta vertical com garrafa pet

Em alguns supermercados e lojas especializadas em jardinagem é possível comprar as sementes dos temperos. Nestas embalagens existem informações sobre a melhor época do ano para o plantio de cada planta. Para quem mora em regiões frias, na maioria das vezes é importante evitar plantar nos meses mais frios. Os melhores meses para plantar salsinha, orégano, coentro e cebolinha é nos meses de abril a junho. Existem aqueles temperos que podemos plantar qualquer época do ano como é o caso do alecrim, manjericão e hortelã.

Nas lojas de jardinagem também é possível encontrar terra já adubada ou somente o adubo para o plantio em jarros, é a chamada terra orgânica. Normalmente as mudas de temperos precisam ser regadas duas vezes por dia no inicio da manhã e final da tarde. Quando elas crescem só precisam de água 1 vez por dia. Quando estão mais maduras só precisam de irrigação 2 vezes por semana. Esta dica pode variar muito dependendo da região do Brasil onde você mora. Existem épocas do ano em que a umidade do ar é tão baixa em algumas cidades que a terra seca com muita rapidez.

Quem mora em apartamento dificilmente terá problemas com pragas. Mas se acontecer não utilize venenos. Se identificar alguma folha que foi comida é sinal de que existe uma lagarta por perto, basta procurar e retirar do vaso. Pontinhos na parte inferior da folha podem ser pulgões e eles também podem ser removidos manualmente utilizando um algodão.

Se você tem filhos, solicite ajuda das crianças. Se elas costumam tirar aquele tempero verde da comida, mostre que eles são saudáveis, peça ajuda para ela no momento de irrigar os temperos. Este envolvimento da criança fará com que crie gosto pelo cultivo das plantas e pela alimentação saudável.

Para aprender mais dicas de decoração conheça o Curso de Decoração online a distância (clique aqui). É um curso de decoração para leigos criado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um arquiteto profissional. Se você pretende comprar um imóvel na planta, novo ou usado neste ano, veja o artigo sobre dica de livro sobre imóveis.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.

Compartilhe com seus amigos:

publicidade:

Se você gostou do artigo COMO CRIAR HORTA DE TEMPEROS EM APARTAMENTO compartilhe com seus amigos no Orkut, Facebook, Twitter ou envie por email usando uma das opções:

Siga as novidades do nosso site no Twitter:


Cadastre seu e-mail e seja avisado sempre que um novo artigo sobre decoração for publicado aqui.

E-mail:

Comentários

publicidade: