Feed Rss



COMO CONTRATAR ARQUITETO

publicidade:

Vamos ver hoje dicas para quem deseja contratar um arquiteto pela primeira vez. Já falamos semana passada sobre quanto custa contratar um arquiteto. Hoje vamos apresentar dicas para a contratação.

Como escolher um bom arquiteto

A primeira coisa é pedir indicação para seus amigos e parentes. Você verá que alguns tiveram boas experiências que podem ser compartilhadas. Todo bom arquiteto possui site na internet. Visite o site do arquiteto e conheça as fotos dos projetos que ele já desenvolveu. Cada arquiteto possui um estilo. É interessante escolher aquele que tenha um trabalho que você gosta, que se identifica. É claro que todo arquiteto pode trabalhar qualquer estilo mas eles tendem a se especializar em um ou outro estilo que marca seu trabalho como o contemporâneo, clássico, despojado, moderno, etc. É importante que você converse pessoalmente com o arquiteto para que você possa identificar se existe uma empatia entre as duas partes. É muito parecido quando estamos escolhendo um médico. Muitas vezes escolhemos um médico ou evitamos um outro porque a personalidade do mesmo combina conosco, nos sentimos bem e confiamos em determinado profissional. E isto é interessante que exista na hora de contratar um arquiteto.

Todo bom arquiteto tem um portfólio e uma lista de clientes como referências para lhe oferecer. É útil conhecer a formação, o treinamento, a experiência e as entidades das quais o profissional faz parte.

Tem muita gente que procura os serviços de um arquiteto sem saber exatamente o que faz um arquiteto. O arquiteto é o profissional capacitado apra fazer projetos de arquitetura, e isto é bem amplo, vai desde a avaliação do terreno para a construção da sua casa, passa pelos detalhes da parte externa e interna do imóvel como piso, azulejos, revestimentos, luminotécnicas, instalações hidráulicas, elétricas etc. O arquiteto também pode oferecer o serviço de gerenciamento da obra. Quando compramos um imóvel e ele é entregue, podemos contratar o arquiteto para fazer o projeto de interiores e paisagismo. Arquitetos também oferecem serviços relacionados a parte urbanística.

Por isto na hora de contratar um arquiteto você precisa primeiro saber o que deseja dele. Muita gente contrata apenas para ter um projeto que deverá ser seguido por outros profissionais. É possível contratar só o projeto, só uma consultoria, etc.

O básico seria contratar o projeto. O projeto arquitetônico é muito importante na reforma ou na construção porque está relacionado com o planejamento. Planejar antes de fazer significa economia de tempo e de dinheiro. O arquiteto faz o estudo preliminar, projeto pré-executivo, projeto executivo e detalhamento. O projeto significa elaborar plantas e perspectivas, fazer cálculos, projetos de estrutura, prever instalações elétricas e hidráulicas, determinar materiais para acabamentos, etc. O planejamento da obra também é feito pelo arquiteto junto com seu cronograma.

Com o projeto pronto você pode contratar o acompanhamento da obra. O arquiteto fica responsável por visitar a obra pelo menos uma vez por semana para verificar se a execução está seguindo o que foi determinado no projeto. O ideal seria contratar o projeto e o acompanhamento da obra. Durante a execução o arquiteto vai orientar os profissionais envolvidos e ajudar na realização do que foi planejado.

Já o gerenciamento da obra é diferente do acompanhamento. Isto porque no gerenciamento o arquiteto fica responsável por fazer cotações de preços, e isto é feito em no mínimo três fornecedores. Ele que faz a compra materiais, contrata de profissionais que vão executar a obra e acompanha toda a execução dos serviços. Muitos clientes prefere fazer este serviço, é justamente o gerenciamento da obra que dá mais dor de cabeça e problemas para pessoas inexperientes.

Se você pretende fazer uma reforma simples na sala, no quarto, pode contratar o arquiteto só para que ele lhe preste algum tipo de consultoria. Ele pode dar dicas, mostrar opções de acabamentos, produtos e mão-de-obra, sem necessidade de plantas e detalhamento técnico. Com certeza este tipo de consultoria é mais barato do que um projeto.

Conserve com o arquiteto sobre a Reserva técnica. Muitas lojas, prestadores de serviços e empresas oferecem descontos para arquitetos que contratam seus serviços. É importante que exista clareza sobre esta relação entre o arquiteto e as empresas que ele vai indicar para você. Existem arquitetos que repassam parte desses descontos para os clientes como um benefício a mais.

Para aprender mais dicas de decoração conheça o Curso de Decoração online a distância (clique aqui). É um curso de decoração para leigos criado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um arquiteto profissional. Se você pretende comprar um imóvel na planta, novo ou usado neste ano, veja o artigo sobre dica de livro sobre imóveis.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.

Compartilhe com seus amigos:

publicidade:

Se você gostou do artigo COMO CONTRATAR ARQUITETO compartilhe com seus amigos no Orkut, Facebook, Twitter ou envie por email usando uma das opções:

Siga as novidades do nosso site no Twitter:


Cadastre seu e-mail e seja avisado sempre que um novo artigo sobre decoração for publicado aqui.

E-mail:

Comentários

publicidade: